sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Como comecei a correr

Sempre achei lindo as pessoas correndo na rua, olhava os corredores treinando na Orla do Guaiba em Porto Alegre, achava o máximo, mas pensava que não conseguiria correr, apesar de ter emagrecido, ainda me achava uma pata sem jeito pra corrida. 
Até que um dia...em 2009 perguntei para o meu professor na academia: "Será que eu consigo correr?"
Ele me disse: "Se você quiser eu te treino." Não pensei duas vezes, aceitei iniciar os treinos de corrida na esteira, caminhava 4 minutos e corria em ritmo de trote leve 2 minutos, total de 30minutos no início, depois aumentava por semana, eram dois longos minutos, cansava muito mesmo, mas não desisti, assim seguimos 3x na semana trote leve de corrida e 3x musculação. Eu queria e precisava muito de um novo desafio, então seria a corrida de rua minha nova meta - desafio dos 30 anos.
Nesta época fiquei sabendo que existia provas de corrida de rua para amadores e profissionais, que eu poderia participar sem pensar em tempo de prova. Comecei a pesquisar mais sobre o assunto e claro me inscrevi na primeira prova. Após um mês treinando participei do Circuito Adidas em junho de 2009, a minha primeira prova de 5km. 
Amei, apaixonei, curti muito, energia maravilhosa, várias pessoas alegres e vários biotipos. Concluí os 5km em 40minutos. A partir daí não parei mais!!!! Já foram mais de 70 provas de corrida de rua: 5km, 6km, 8km, 10km, 15km, 16km e 21km.
E como mudei desde 2009, o peso não alterou tanto, no máximo 3 a 4 kg, a questão toda é o volume de gordura corporal, por isso é tão importante acompanhar seu %percentual de gordura e não somente o peso na balança. Gordura faz/tem muito volume, o músculo te ajuda a queimar mais gordura e melhora o funcionamento do metabolismo. 
Procure um profissional/nutricionista para te acompanhar e medir seu % de gordura, assim você irá melhorar nos treinos, além de se sentir "mais leve" para correr, caminhar, se exercitar.

CLIQUE AQUI para ver um guia para começar a correr 

Cinco anos depois, totalmente "viciada" na corrida de rua, adoro tudo isso, aprendi a gostar de treinar,  aprendi a gostar de cuidar de mim. Fácil? Nada vem fácil, treino, disciplina, renúncias, muitas renúncias, se superando a cada passada, mas os resultados são recompensadores!!!
Não da para ficar parado! Desafie-se, mexa-se, saia da zona de conforto! Se você realmente quer, você consegue!!!

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Antes e Depois e Diário Alimentar

Gosto de fazer esses antes e depois, para acompanhar minha evolução e para relembrar tudo que passei, que essa transformação não foi da noite para o dia, ainda está acontecendo, cada dia é um dia diferente, momento de aprendizado constante.
Acredito que sempre será um "Antes e durante", porque aprendemos diariamente. Ninguém acorda "magra", assim como não engordamos 10kg, 20kg em uma semana.
Geralmente me perguntam: "Rô você ainda faz dieta?". Não gosto muito da palavra "dieta" e nem "regime", parecem coisas proibidas e difíceis de cumprir. Na verdade faço e sigo uma reeducação alimentar, tento sempre equilibrar, lembrando que sou humana e não perfeita, tenho altos e baixos sim, mas por isso que continuo fazendo acompanhamento com a nutricionista Adriane, nada melhor do que ter um profissional para te acompanhar e não deixar você sair do caminho ou abrir teus olhos quando está errando.
Engordo facilmente, fato! Mas...por outro lado, tenho que ter consciência do que quero pra minha vida, ser realista é fundamental, aprendi a me cuidar, fazer exercícios diariamente e não posso fugir do meu plano alimentar. Como disse, sou humana, vou em festas, me divirto com amigos e familiares, mas sempre tento manter o equilíbrio sem radicalizar.
Uma das coisas que me ajudou muito, foi fazer um diário alimentar, saber realmente o que está acontecendo, anotando tudo para ter a visão de onde estou acertando ou errando. Nada de boicotes, comeu um docinho, pãozinho? Anota tudooo!!
Olhem que dicas legais:
Crie disciplina diária
-A ideia é montar um verdadeiro diário do que se come, anotando quantidades e horários de tudo o que é ingerido ao longo de cada dia.
- Mas a nutricionista Camila Cavichioli ressalta dicas importantes: “Seja fiel consigo mesma e nunca esconda qualquer informação. Até mesmo os excessos devem ser anotados. E não anote tudo no final do dia, mas sim logo depois de cada ingestão de alimentos.”
- Dessa maneira, ao fim de cada dia, a pessoa consegue analisar sozinha, relendo seu diário, se exagerou na quantidade de comida e se priorizou ou n‹o uma alimentação saudável.
- Para completar, só de saber que terá que anotar o que vai ingerir, fica mais fácil controlar a ansiedade e desenvolver uma responsabilidade maior consigo mesma.
- Mas é claro que as anotações também devem ser acompanhadas por um profissional da nutrição que possa orientar qual a maneira certa de se alimentar para atingir os objetivos de emagrecimento de cada pessoa.
 

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Meia Maratona: Missão cumprida!!

Como comentei no post anterior, domingo 09/11 participei da Let's Run, corri a meia maratona 21km.
O grupo de corrida também estava na prova, dividindo o percurso em vários percursos: 3km, 21km- individual, dupla e quarteto.
Grupo de Corrida da Base Academia

Minha preocupação inicial era fazer a prova sem dor durante e depois do percurso. O calor esteve presente e dificultou um pouco a prova. A Let's Run foi muito bem organizada, mas ainda acho 8h para a largada um horário tarde para esta época do ano.
Até o km 14 ainda estava relativamente bom, depois esquentou, chegando um momento que não corremos somente com as pernas, a mente e o pensamento focado na linha de chegada, a vontade de terminar a prova, de cumpri a missão, de se superar a cada passada, a cada quilômetro era muito mais forte do que qualquer dificuldade.

Foto: Antes da prova, chip no pulso
O chip no pulso facilita muito no final da prova, mais fácil para tirar, praticidade para os corredores.

 Mari querida, parabéns pela sua super estreia nos 21km, você foi ótima, arrasou no percurso e  obrigada pela parceria, que venham outras provas!!!

Chegada dos 21km, final da prova!

Essa medalha foi suadaaa, cansativa sim,  mas consegui cumprir minha missão. Nada vem sem esforço, nada!!!  Sonhar é muito bom, mas realizar é melhor ainda!!!
Se você quer, busque, treine, cuide-se, esqueça as desculpas, levanta e vai, sentada não acontece nada!!!!
Que venham os próximos desafios!!

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Meia maratona e ansiedade

Está chegandooo, é neste domingo, mais uma meia maratona 21km, a Let's Run.
Data da Prova: 09 de Novembro de 2014
Local: Barra Shopping Sul - Porto Alegre
Percurso: 3km, 21km (individual, dupla e quarteto)
Categorias: Masculina, Feminina, Mista e Master
Horário da corrida: 8h (3km e 21km individual, dupla e quarteto) 

Vou participar da meia maratona, 21km na categoria individual, essa distância ainda é um grande desafio para mim, voltei a correr em janeiro deste ano após a lesão, recuperei bem, treinando com muita paciência e disciplina, orientação profissional e plano alimentar com a nutricionista Adriane.
Gosto e preciso de desafios, metas a curto e longo prazo, prefiro treinar com objetivos traçados, a meia maratona é um deles, não importa em quanto tempo vou fazer, o importante é terminar bem e sem dor. 
Treinando de 5 a 6 vezes na semana, intercalando corrida e musculação, para reforçar a musculatura, não senti dores durante os treinos, apenas o cansaço muscular mesmo, porque nos sábados sempre faço os treinos mais longos, um dos últimos treinos longos foi de 17km.
Essa semana estava mais cansada, muito ansiosa também, ontem passei na Orla de Ipanema aqui em Porto Alegre (também temos nossa Ipanema), para recarregar as energias, foi ótimo.
Tenho aprendido em todos esses anos a não descontar minha ansiedade na comida, no doces principalmente, que já fui viciada. Foco em outra coisa, passeio, caminho pela orla, leio, estou com minha família, mas nada de descontar ou comer emoções, isso nos faz muito mal.

 
Bem, voltando a meia maratona, ansiosa sim, controlada também hehehhhe faz parte do processo.
Quem for de Porto Alegre ou região apareça no Barra Shopping neste domingo, curta a energia positiva que a corrida proporciona, espero te encontrar por lá.
Percurso dos 21km:

Me acompanhe também:
Instagram e Facebook, antes e após a corrida postarei fotos por lá.

domingo, 2 de novembro de 2014

Entrevista para o Pra Correr


Gravei uma entrevista para o Pra Correr, adorei participar, falar um pouco sobre emagrecimento e como comecei a correr. O Pra Correr tem muitas dicas bacanas e interessantes, é  um projeto multiplataforma focado na divulgação de eventos e produção de conteúdos para corredores amadores. Conheça o site: http://pracorrer.com.br/.

Assista a matéria: