terça-feira, 24 de junho de 2014

Como calcular a frequência cardíaca


Algumas pessoas sempre me perguntam sobre a frequência cardíaca para os exercícios, o que é ideal e como calcular, então trouxe algumas explicações para ajudar.

Calcular a Frequência Cardíaca Máxima (FCM) é fácil. Para encontrar a sua subtraia sua idade de 220.

Por exemplo: uma pessoa de 35 anos deve fazer o cálculo 220 – 35 = 185
Assim, a FCM de uma pessoa de 35 anos é 185 bpm (batimentos por minuto)
Para calcular as frequências determinadas nos diversos níveis de exercícios indicados nas planilhas, basta usar uma regra de três simples, sendo 185 igual a 100% da FCM.
Usando ainda o exemplo da pessoa de 35 anos:

Caminhada Rápida: média de 55% a 60% da FCM. Ou seja, 102 a 111 bpm Trote: média de 65% a 70% da FCM. Ou seja, 120 a 129 bpm Corrida leve: média de 75% a 80% da FCM. Ou seja, 139 a 148 bpm Corrida moderada: média de 85% a 90% da FCM. Ou seja, 157 a 166 bpm Corrida intensa: acima de 95% da FCM. Ou seja, 175 bpm

Fonte: Saúde IG
Neste link tem mais informações também: Eu Atleta
 

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Meia Maratona da Mizuno em Porto Alegre

Inédita em Porto Alegre a Mizuno Half Marathon ja tem data marcada e será dia 27/07, as inscrições  estão abertas. Serão 6 etapas: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Brasília.
Estava namorando essa prova e tive autorização do meu treinador Prof. Chico para fazer a inscrição, nem preciso dizer que estou mega ultra feliz!!!! Será minha primeira meia maratona após a lesão, ansiedade master para esta prova.
Kit da Prova

Estou treinando 6x na semana entre corrida e musculação, alimentação leve e saudável para não me sentir "pesada" na corrida, equilíbrio entre os treinos e alimentação é super importante.
Como será meu retorno nos 21km, penso em concluir bem a prova, bem no sentido físico e não no tempo da corrida/prova, o tempo deixo para pensar depois, mais para o final do ano, porque para mim o que importa agora é voltar, cruzar a linha de chegada bem e feliz por concluir uma prova, o que eu quero? Não parar de correr!!!!! Desafios como esse me motivam para os treinos, eu preciso sempre ter uma meta a curto e longo prazo, assim treino com mais disciplina e cuido da alimentação.

Percurso

"O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos"


Esse será meu desafio, voltar a correr 21km, qual o seu? Vemm comigo??

sexta-feira, 6 de junho de 2014

A Maratona Delas


Estou atrasadinha com este post, mas não posso deixar de homenagear minhas amigas queridas e maratonistas.

A Maratona de Porto Alegre foi marcada por conquistas pessoais e superação. Acompanhei essas queridas na preparação, muita conversa, ansiedade pela prova e superação a cada passo dado.
A Rita minha amiga querida que conheço desde 2011, nos conhecemos através do blog, ela era sedentária, começou a correr, emagreceu e se supera a cada dia. Essa menina guerreira mora em Fortaleza e madruga para treinar, porque o sol e calor de lá judiam no treino, quando eu acordo às 6h da manhã ela já terminou o treino. 
Foi a segunda maratona da Rita, completou lindamente, super determinada e focada, admiro muito e torço por cada conquista dela.
A Jacke, blogueiras das antigas, só conhecia ela virtualmente, quando soube que iria participar da Maratona de POA, adorei a ideia e torci muito para que tudo desse certo.
Nos encontramos na véspera da prova, uma querida, menina alto astral, uma amiga que a corrida me presenteou.

Jacke parabéns por mais uma maratona, estou te esperando em julho para a Meia da Mizuno.

Conheci também a triatleta Maria Cláudia que veio de Bauru-SP para Maratona, a corrida tem dessas, nos presenteia com novos amigos e exemplos de dedicação nos treinos. Parabéns Maria Cláudia!!!

Essas três lindas que treinam comigo na Base Academia: Renata, Cris e Lucinara -  A primeira maratona delas, acompanhei a preparação, a ansiedade para prova, a felicidade de participar de uma grande conquista. Elas são um exemplo de superação, trabalham, treinam, tem família e se viram nos 30 para conseguir conciliar tudo. Foi lindo demais ver a chegada de cada uma (fiquei na tenda da academia para esperar as maratonistas, pois estava trabalhando) todas com um sorriso largo no rosto, pura emoção, fiquei muito feliz por elas e que venham as próximas conquistas!!
Parabéns minhas amigas queridas e agora MARATONISTAS!!

Esses são exemplos de pessoas guerreiras, que trabalham, treinam, fazem de tudo um pouco e conseguem se superar a cada passada, belas, queridas e dedicadas, nos mostram que podemos chegar onde quisermos, basta nos dedicarmos de verdade, de corpo, alma e coração para que isso aconteça e o mais importante: acreditar em seu sonho!!!
Parabéns meninas, vocês me inspiram!