quarta-feira, 2 de outubro de 2013

10 dicas para um emagrecimento saudável

Comer, comer, comer! Para quem quer emagrecer, a comida não sai da cabeça 24 horas por dia. 
O que era um ato espontâneo, passa a ser pré-determinado. Explica-se: emagrecer requer horários para as refeições, não poderá mais ir correndo para a geladeira a qualquer momento só para satisfazer uma mera vontade.

Alimentar-se é fonte de prazer, mas, primeiramente, fonte de energia e nutrientes para o organismo.
Convenhamos, quando se fala em dieta ou disciplina alimentar quem é que não torce o nariz? Quem é que não acha que vai cair de pára-quedas em um campo de concentração, onde irá tocar a sirene da alimentação sem gosto?  
Esqueça tudo isso! Alimentação sem sabor e altamente restrita significa caminho oposto do emagrecimento saudável. Isso mesmo. Antes de dar pulos de alegria é bom saber e ter certeza do que pretende para você. 

Emagrecer por estética só para entrar naquele vestido que insiste em ficar justo ou para entrar na calça de um ano atrás que tinha caimento perfeito faz com que loucuras sejam cometidas. Tenta-se de tudo. Dias e dias ingerindo somente saladas. É a dieta verde! Dias e dias bebendo só sucos. É a dieta da vitamina! Dias seguidos engolindo a mesma sopa. Que dieta é essa?
Atitudes emergenciais trarão sucesso? Depende do que se entende por sucesso. Se ele significa ir àquela festa com o tão sonhado vestido, parabéns! Um conselho? Prepare-se para o que virá. Não se desespere se, na semana seguinte, encontrar dificuldades em entrar na mesma peça de roupa. Agora, se pretende mudar a alimentação para ter um corpo mais saudável, mais disposto e mais bonito, a conversa é outra.
Não há fórmulas mágicas. Se quer uma receita para te ajudar a emagrecer, sem segredos, atividade física! Será bom estar mais disposto e, de quebra, queimar calorias e melhorar o condicionamento físico. 

Emagrecer lentamente é desestimulante, já que não vê os resultados rapidamente? E o que dizer das várias tentativas frustradas? Como se sente quando se recorda de tantos sacrifícios? 

Então, siga as 10 dicas para emagrecer de forma saudável. E, é claro, duradouro.
1. Não tenha pressa. Se está acima do peso, pergunte-se há quanto tempo carrega esse excesso. Então, para que eliminar peso do dia para a noite?
2. Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos.
3. Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boa. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingerí-lo.
4. Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida.
5. Estipule horários para as refeições.
6. Deixe de comer aquele doce e substitua pela fruta da sua preferência.
7. Beba muita, mas muuuuuita água.
8. Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar.
9. Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de "regime", mande um audível "não". Muitas pessoas adoram sabotar as boas intenções alheias.
10. Confie em você! Tenha sempre uma atitude positiva. Estar determinada e confiante é mais do que meio caminho andado para atingir o seu objetivo.      

Por: Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)

 Eu sou fã da atividade física, hoje sou viaciada pela endorfina e isso me faz um bem enorme, não desconto minhas emoções na comida e sim nos exercícios, além de liberar endorfina, me sinto muito mais diposta para meu dia. Então...mexa-se!

10 comentários:

  1. Uau mulher, que mudança. Te admiro muito, estou querendo voltar a minha dieta e AF mas não consigo. Quem sabe com uma inspiração como vc eu consiga. Parabéns, vc está maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. Rô, adorei as suas dicas. Bem práticas e eficazes.
    A alimentação tem que ser algo prazeroso. A lei da compensação ajuda no início, afinal ser radical pode prejudicar todo planejamento a longo prazo. Parabéns! Continue divulgando e ajudando tanta gente.
    beijos e bons treinos.
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  3. Eu também, guria, desconto na atividade física ... É como sempre digo : "BOTO OS BICHOS PRA FORA", na corrida e na musculação pesada !! Adoooooro ! Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Rô, você é uma DIVA! Admiro muito você!

    Valeu pelas dicas ;)

    Beijo, Nathy!

    ResponderExcluir
  5. Ai muito boa as dicas, mas parece tão dificeis de fazer! haha mas vamo que vamo!
    Beijos Rô
    Uma ótima semana

    ResponderExcluir
  6. Rosangela Barbieri..Obrigada pelo tapa na cara....
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Amiga, adorei a parte do "não tenha pressa"...o que mais tenho feito nesse momento é manter a calma, buscar o equilíbrio e tudo que vier (ou for embora, no caso alguns quilinhos) será lucro!
    Beijos e tô com saudade d'oce!

    ResponderExcluir