sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Exercícios que ajudam a perder peso

Fica Dica!

Se você está enfrentando o dilema de não querer esconder o corpo durante o verão, saiba que é possível eliminar peso com os exercícios aeróbicos. Segundo Givanildo Holanda Matias, fisiologista e diretor da Test Trainer é durante a atividade aeróbica que a gordura estará sendo predominantemente usada como fonte de energia e contribuirá para o emagrecimento.
"As atividades aeróbicas são aquelas que possuem um principio básico de longa duração e baixa ou média intensidade. Por isso, conseguimos realizá-las por um período bem maior do que uma atividade anaeróbia", explica o fisiologista. Esses exercícios possuem uma duração mínima de 30 minutos e podem chegar até 1h30h, dependendo do grau de intensidade e do perfil do praticante.
Conheça cinco atividades que ajudam a reduzir o excesso de peso, de acordo com Givanildo Matias:
Boxe
É uma modalidade que se enquadra dentro das artes marciais e está muito bem difundida nas academias do Brasil. O boxe melhora o condicionamento físico geral, a percepção de tempo e espaço, o tempo de reação, a velocidade, a socialização, a coordenação motora e a definição de braços. Gasto calórico médio em 1h de treino é de até 700 calorias.
Cuidados antes de praticar: saber se não possui nenhuma lesão nas articulações dos joelhos, ombros e coluna e não se empolgar muito nos treinos.
Corrida
É a modalidade que mais cresce no Brasil e, sem dúvida, a atividade física mais democrática, porque pode ser praticada em qualquer lugar. O gasto calórico médio em 1h de treino é de até 600 calorias. A prática melhora o condicionamento cardiorrespiratório, diminui o stress e a melhora autoestima.
Cuidados antes de praticar: como é uma atividade que tem muito impacto, não a realize se tiver problemas nos joelhos e tornozelos. Utilize trajes e calçados adequados e nunca ultrapasse seus limites. Se possível, acompanhe seu treino com um monitor de frequência cardíaca.
Ciclismo indoor (spinning)
É uma aula de ciclismo dentro da academia, porém, com uma bicicleta diferenciada. Como é praticado com som intenso nas academias, o aluno tem maior motivação. O gasto calórico em 1h é de até 700 calorias. Além de definir as pernas, a modalidade melhora o sistema cardiorrespiratório.
Cuidados antes de praticar: por ser uma aula muito puxada não é interessante para iniciantes. Fora isso, procure evitar fazer um trabalho muscular de membros inferiores no mesmo dia.
Pular Corda
Um exercício que também é muito democrático, pois o único acessório usado é a corda e tendo ela em mãos, pode ser realizada em qualquer lugar. Consiste em uma atividade muito desafiadora e intensa. O gasto calórico em 1h de execução é de até 800 calorias. E ela proporciona força muscular em pernas, melhora a coordenação motora, o condicionamento físico e a capacidade de equilíbrio.
Cuidados antes de praticar: é uma atividade muito intensa, por isso não pode ser sustentada por muito tempo como as demais. O ideal é fazer algumas pausas. Fora isso, a outra preocupação é para quem possui qualquer lesão que pode ser comprometida com o alto impacto que a atividade provoca.
Elíptico
É uma máquina usada para simular a subida de escadas, caminhada ou corrida. Sua principal diferença é o fato de fazer isso usando também os braços como apoio, o que acaba trazendo um gasto energético muito interessante. Outra vantagem é a ausência de impacto que diminui o risco de lesões. A prática melhora o condicionamento cardiorrespiratório e ajuda na definição de braços e pernas. O gasto calórico em 1h é de até 700 calorias.
Cuidados antes de praticar: algumas pessoas usam achando que estão sentados em uma bicicleta e isso é errado. Portanto, para o movimento sair mais próximo do ideal é preciso movimentar o quadril junto com o movimento das pernas.
Matias salienta que, para a perda de peso eficaz, uma alimentação saudável e em menores quantidades é fundamental. A hidratação também deve ser diferente. "Essas atividades vão trazer uma desidratação maior para o organismo que, por sua vez, alertará sobre a necessidade de beber mais água", finalizou.
Por Stefane Braga (MBPress) Fonte: Cyber Diet
Dica da Rô:
Mesmo dedicando-se aos exercícios, para obtermos bons resultados você precisa fazer reeducação alimentar, não descuidar da alimentação é fundamental. 
Foco em seu objetivo e não esqueça: os resultados não aparecem da noite para o dia, é necessário persistência, dedicação e paciência!!!!!




11 comentários:

  1. Olá... Gostei do post.
    As vezes a atividade física se torna algo tão distante de alcançar... Eu por exemplo, porque ainda estava bem acima do peso, dançava e pulava corda pelo menos 3 vezes na semana... Agora... com menos 15kg... parei... O que sei que não é certo. Preciso me movimentar... Eu faço o possível durante o dia... subo escadas, ando até o ponto para pegar transporte mais longe... Mas parar para fazer estou devendo para mim mesma...

    Pular corda tenha como uma ótima opção para pessoas que não tem tempo de ir a uma academia ou fazer caminhas...

    ResponderExcluir
  2. É isso ai!! Não tem milagre! Tem determinação e muita força de vontade! Querer mudar e suar a camiseta né!? Colocar a máquina pra funcionar!! :) Vamo que vamo Ro! Estamos juntas!! Besos!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. To adorando fazer AF, tanto que qdo não vou fico muito chateada.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou correndo, estou conseguindo fazer mais ou menos 5km (se a metragem do Google Maps estiver correta) e me sinto cada vez melhor. Fiquei interessada na corda.

    ResponderExcluir
  5. Oi..

    Eu ainda estou só na caminhada :)
    50min diários.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A duplinha reeducação alimentar e atividade física, SEMPRE TEM QUE ESTAR PRESENTES, de preferência, JUNTAS !! Boas dicas, amiga ! Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  7. estou tentando o Air Climber, é uma maneira que encontrei de me exercitar sem sair de casa, pois com filhos pequenos é um pouco complicado arranjar um tempinho para academia, que eu adoro, e concordo só exercício não faz milagre, é necessário a reeducação alimentar... Sendo assim arregaço as mangas e vamos que vamos, bjos

    ResponderExcluir
  8. kkkkk adorei a tirinha, "vou quebrar a tua cara" kkkkkk
    beijos lindona!

    ResponderExcluir
  9. Amei a tirinha..ahahaha

    me vi dela, pois desisti de tentar correr efetivamente...por enquanto.

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rô!
    Também não consigo viver sem atividade física. Se não faço, fico diferente, mole, desanimada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Estou me encorajando pra correr... bjs

    ResponderExcluir