domingo, 29 de novembro de 2009

Corrida - Uma Paixão em Grupo

A corrida está na moda no Brasil. Estima-se que, hoje, mais de 4 milhões de pessoas estejam acelerando passadas em busca de benefícios como músculos tonificados, perda de peso, melhora da capacidade cardiorrespiratória e bom humor, uma vez que o exercício libera endorfina, neurotransmissor produzido no cérebro e enviado para a corrente sanguínea em momentos de estresse.

Para começar, motivação é essencial, mas não basta. Na mesma proporção em que o esporte é um ótimo exercício físico, também oferece riscos, como os de lesões. Antes de colocar o pé na estrada, é fundamental realizar exames médicos e buscar orientação com um profissional de Educação Física.

Quem nunca se exercitou num treino de corrida pode iniciar com caminhada ou corrida intercalada com caminhada. Correr com segurança é a garantia de uma evolução natural e da conquista dos benefícios do esporte.

Confira algumas dicas para começar a se exercitar:

Correr melhora a capacidade cardiorrespiratória e a postura, emagrece e previne osteoporose. Também faz bem ao humor devido à liberação de endorfina após o exercício.

Ninguém nasce com resistência para correr longas distâncias, mas a condição genética de alguns é mais favorável do que a de outros. Cada um tem seu tempo para ganhar resistência física e velocidade.

Para iniciantes, o treino pode começar intercalando corrida com caminhada. Praticando de duas a três vezes por semana, em dias intercalados, o condicionamento físico melhora cerca de 10% por semana.

Procurar ajuda de um profissional de Educação Física é fundamental. Praticada da maneira errada, a corrida pode resultar em fraturas, contusões e alterações cardiovasculares, metabólicas e hormonais.

Quando praticada em excesso e sem o descanso necessário, a corrida pode gerar a síndrome de overtraining.

Principais sintomas de overtraining: dificuldade para dormir, perda de apetite, dores frequentes em mais de um ponto, pequenas lesões, mudança de humor, irritação constante, cansaço em demasia, aumento da frequência cardíaca em repouso e inchaço.

Erros de principiante:

Não aquecer antes e depois da corrida. O aquecimento adequado melhora o desempenho, e a desaceleração pós-corrida faz com que a recuperação seja mais rápida.

Comer demais antes de treinar. Apesar da necessidade de combustível para um melhor desempenho, correr com o estômago cheio pode causar indigestão, náuseas e vômito.

Acelerar muito cedo. A maioria dos corredores iniciantes larga em ritmo muito forte e sofre para concluir os últimos quilômetros.

Prato de corredor

Fonte: The Gatorade Sports Science Institute (GSSI Brasil)

ANTES
O ideal é fazer uma refeição de duas a cinco horas antes de correr. A refeição ideal deve ser composta basicamente por carboidratos, moderada em proteínas e pobre em gorduras. Os carboidratos são digeridos rapidamente, enquanto a digestão de proteínas e de gorduras é mais lenta.

DEPOIS
A refeição adequada reabastece a energia dos músculos. O ideal é comer nos primeiros 30 minutos após o exercício e fazer outras refeições pequenas depois de duas e quatro horas.
Se não conseguir ingerir alimentos sólidos nos primeiros 30 minutos ou se não houver alimentos disponíveis, procure beber dois a quatro copos de alguma bebida esportiva ou comer uma barra energética.

http://www.clicrbs.com.br

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pensando na Comilança do Final de Ano!

Que tal começarmos com uma liçãozinha básica sobre educação nutricional para as festas?

Geralmente, nesta época do ano, as pessoas exageram na alimentação. Comem tudo aquilo que sentem vontade. Mas assim como em todos os outros dias do ano, é importante ter moderação, ou seja, comer de tudo mas sem exageros.

Para ter uma ceia equilibrada, é fundamental saber equilibrar a sua refeição.

No prato, deve constar um alimento de cada grupo: cereais (arroz, massas, batata, mandioca, etc.); carnes (carnes em geral), hortaliças (verduras e legumes, neste grupo você poderá ter mais de uma preparação), leguminosas (soja, feijão, ervilha e lentilha) e frutas.

Uma dica interessante para que o seu prato esteja repleto de diferentes tipos de vitaminas e minerais é que ele esteja colorido, porque assim há o fornecimento de nutrientes diferentes.

Outro ponto importante é a quantidade. Para que você não adquira uns quilinhos a mais após as festas, não exagerar nas quantidade é fundamental. Comer de tudo mas em quantidades pequenas é o segredo para saborear todas as delícias, sem culpas.

Pronto, agora que você já sabe todos os itens importantes para compor sua ceia para que ela esteja balanceada, vamos dar algumas dicas sobre como deve ser sua alimentação neste dias de festas:

- Como a ceia é somente à noite, não fique o dia inteiro sem comer. Faça as refeições durante o dia normalmente, optando por consumir preparações leves.

- Enquanto você elabora os pratos, evite ficar beliscando ou experimentando as preparações.

- Durante a ceia, faça apenas 1 prato. Não fique repetindo.

- Use e abuse das frutas e de sucos de frutas naturais.

- Muito cuidado com a bebida alcoólica. Escolha apenas um tipo de bebida para consumir durante à noite e beba com moderação.

- Quanto às sobremesas, dê preferência pelas frutas ou doces à base de frutas, como mousses, gelatinas e pudins, ao invés de doces muitos elaborados como pavês, tortas e etc. Evite repetir.

Seguindo as dicas e tendo uma ceia balanceada, conforme explicamos acima, você vai saborear de tudo, com saúde, sem ter que ficar preocupada em adquirir quilinhos extras. Na próxima semana, não perca a nossa matéria sobre como fazer compras light para as festas.

http://cyberdiet.terra.com.br

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Para emagrecer tem que comer

Fazer severas restrições alimentares não é a melhor estratégia para eliminar os quilos extras. Muitas vezes, na ânsia de afastar calorias, deixa-se de ingerir fontes de vitaminas e minerais que acionam o metabolismo. O grande risco, então, é ganhar peso. Ou, no mínimo, estacionar no peso. Confira a seguir quais vitaminas e minerais são essenciais e onde encontrar:

VITAMINA A
Os pimentões vermelhos e amarelos, o fígado, a gema de ovo, a cenoura, a abóbora, a manga, o maracujá e o mamão são boas fontes do nutriente

ZINCO
Carnes vermelhas, crustáceos, cereais integrais, castanhas e sementes são ricos nesse mineral

VITAMINA D
Invista no leite e em seus derivados, no ovo e nos peixes, como salmão, atum e sardinha, e tome um pouco de sol todos os dias — este, aliás, é o ingrediente mais importante

FERRO
Varie o cardápio com carne bovina, frango, peixe e leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico, além de folhas escuras — espinafre, couve, brócolis...

CÁLCIO
Os melhores fornecedores são o leite e seus derivados, como o queijo. Aposte também nos vegetais verde-escuros, caso da couve

MAGNÉSIO

O bacalhau, o arroz integral, o tofu, o farelo de trigo, a soja e a aveia esbanjam a substância.

www.clicrbs.com.br

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Tire suas dúvidas: mitos e verdades das dietas


Durante a dieta, posso comer frutas à vontade.

MITO. Frutas são saudáveis e devem fazer parte do cardápio diário. Entretanto, também fornecem calorias que devem ser contabilizadas. A recomendação diária é de três porções.

Comer carboidrato à noite engorda.

MITO. Engorda tanto quanto comer de dia. O que importa é a quantidade ingerida. Entretanto como, ao dormir, o gasto calórico do organismo é menor, a dica é diminuir o consumo de todos os grupos de alimentos, inclusive de carboidratos.

Se não passar fome não vou emagrecer.

MITO. Passar fome ou pular refeições só atrapalha a dieta. A falta de comida e a incerteza da próxima refeição torna mais lento o metabolismo, que é a capacidade de transformar alimentos em energia. O organismo economiza nas calorias e estoca energia em forma de gordura.

Se exagerar num dia, preciso cortar calorias no dia seguinte.

VERDADE. Não é preciso se privar de eventos sociais por causa da dieta. Se jantou bem num dia, no seguinte faça refeições mais leves para compensar.

Não consigo emagrecer porque meu metabolismo é lento.

MITO. Na maioria dos casos, essa é uma desculpa para o fracasso da dieta. Só uma pequena porcentagem de pacientes têm problemas orgânicos. Voracidade alimentar, sedentarismo e uso de medicações antidepressivas são as causas mais frequentes da obesidade. A dificuldade não está no organismo emagrecer, mas em mudar hábitos, fazer o que é preciso para emagrecer. São coisas diferentes.

Eu como pouco, mas não consigo emagrecer.

MITO. A não ser em raros casos de distúrbios, a pessoa não emagrece quando ingere mais calorias do que gasta. Às vezes, o problema não está na quantidade de comida ingerida, mas na quantidade de calorias da comida colocada no prato.

Fazer musculação engorda.

MITO. O que engorda é a combinação de sedentarismo e ingestão excessiva de calorias. Esse mito existe porque exercícios de musculação também podem aumentar a musculatura, dependendo do objetivo. Entretanto, com a prescrição de treino adequada, a musculação ajuda no emagrecimento, com redução de gordura e medidas e aumento de massa muscular magra.

fontes:Clic Rbs, nutricionista Gisele Pavin, professor de Educação Física Rafael Tomasini e endocrinologista Fernando

POA Night Run

Corrida noturna inédita na Usina do Gasômetro, na capital gaúcha, dia 5/12, terá túnel com efeitos de luzes e som e outros atrativos para os corredores.

Porto Alegre terá no próximo dia 5 de dezembro uma corrida inédita e diferenciada para os atletas gaúchos, a POA Night Run, que vai reunir esporte, música e entretenimento. A corrida noturna será realizada na Usina do Gasômetro, com largada às 20h30. As inscrições podem ser garantidas on-line no ativo.com.

Os corredores terão opção de percursos de 5 km ou 10 km na POA Night Run, e o evento contará com loungues com Dj, telão de LED, e outros ambientes diferenciados para participantes e acompanhantes.

No percurso, os corredores vão se divertir com projeções de luz e vídeos em um túnel sensorial. O evento terá também tendas relaxantes, com equipes de massagem, para os participantes. Os três primeiros nas categorias masculina e feminina nos 5 km e 10 km receberão troféu e kits dos patrocinadores.

Programação
18h às 19h45 - Entrega dos Chips
20h - Início do Aquecimento/Alongamento
20h15 - Abertura do local de largada da prova
20h30 - Largada da prova (Largada única de 5k e 10k)
21h30 - Início da Cerimônia de Premiação

Mais informações: http://www.poanightrun.com.br

Vamos treinar!!!!!!!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Bye Bye Câmaras de Bronzeamento


Anvisa proíbe uso de equipamentos para bronzeamento artificial

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu em todo o país o uso dos equipamentos para bronzeamento artificial, baseado na emissão de radiação ultravioleta (UV), em clínicas de estética. A resolução está no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

A decisão foi tomada com base em estudos que apontaram os efeitos nocivos dessa prática. Pesquisas científicas comprovaram que a emissão de raios ultravioleta aumenta os riscos de câncer de pele. A Anvisa, então, abriu consulta pública para que profissionais de saúde, fabricantes e a própria população pudessem opinar sobre o assunto.

O câncer de pele corresponde a 25% dos tumores malignos registrados no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Esse tipo de bronzeamento já estava proibido pela Anvisa para menores de 16 anos e para jovens com idade entre 16 e 18 anos que não apresentassem autorização do responsável legal. Ficaram de fora da proibição as câmaras de emissão de radiação ultravioleta destinadas a terapias médicas.

AGÊNCIA BRASIL

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Fila Night Run - Mais uma meta Alcançada!



Com clima de balada e muita animação, segunda etapa da Fila Night Run São Paulo reúne cerca de 12 mil corredores na Cidade Universitária da USP.

Neste sábado, dia 07 de novembro, foi realizada a segunda etapa de 2009 da Fila Night Run São Paulo. A prova disputada na Cidade Universitária da USP contou com percursos de 5 km e 10 km, e reuniu cerca de 12 mil pessoas.

Mais informações : http://o2porminuto.uol.com.br



Eu e meu super parceiro e mano do coração estivemos presentes neste mega evento. Conseguimos concluir a corrida com muita alegria e disposição para os próximos desafios.

Falando em próximo desafio, domingo 15/11 tem : 5ª Maratona de Revezamento Paquetá Asics, estaremos lá!!
http://www.paquetaesportes.com.br/maratona/

Lembrando que meu treino é realizado na Active Academia-São Leopoldo com o personal e treinador Guilherme Maciel.
www.activeacademia.com

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Fila Night Run -SP



Primeira corrida fora do estado!!!!!

Eu e meu super amigo e irmão do coração Mágnor, estamos de malas prontas para nossa primeira corrida fora do estado.
Estamos indo para SP para parcitipar da Fila Night Run no dia 07/11/09 às 20h. A ansiedade e euforia toma conta de nós!
A Fila Night Run é uma corrida para quem busca esporte e diversão. É uma prova diferenciada com projeção de luzez e vídeo, música na arena e em pontos dos percurso de 5 km e 10 km e um astral que mistura festa com prática esportiva.
Esta corrida acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
Site do circuito: http://o2porminuto.uol.com.br/nightrun/


Vamos lá Mágnor, agora falta pouco...mais um desafio!!!

Aguardem novidades!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Quer arrasar no bronzeado? Comece pela alimentação

Para bronzear a pele é preciso se expor ao sol, óbvio. Mas alimentos como abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura, mamão, manga, agrião, brócolis, couve, espinafre e repolho podem ajudar a obter um bronzeado mais bonito.

Legumes, frutas e verduras de cor alaranjada ou verde-escuro são ricos em betacaroteno, que ajuda na formação de melanina, o pigmento presente na pele para proteção e promoção de um bronzeado adequado. O betacaroteno ainda é um antioxidante que é transformado em vitamina A no organismo e promove a recuperação da pele.

Mesmo pessoas muito brancas podem recorrer a alimentos ricos em betacaroteno para se bronzear melhor. Porém, não adianta esperar por um milagre, pois a alimentação pode ajudar, mas o bronzeamento varia de pessoa para pessoa.

E cuidado para não exagerar. Embora não exista limite para o consumo desse tipo de alimento, o excesso pode causar carotenemia que confere uma cor alaranjada à pele. E não se esqueça também de proteger a pele com protetor solar.

Pessoas de pele morena podem usar protetor de fator 15, e as de pele mais branca, fator 30 ou mais. É preciso ainda evitar exposição ao sol entre 10h e 15h, quando há maior incidência de raios solares.

www.clicrbs.com.br